Loading...

REABILITAMOS CASAS,
RECONSTRUÍMOS VIDAS

ser voluntário

Olhamos para o futuro e sonhamos com um Mundo onde existe Alegria, Esperança e Caridade em todas as casas.

Olhamos também para aquilo que fazemos e aquilo que deixamos, em todos os lugares por onde passamos. Queremos que nos vejam como aqueles que semeiam Alegria, Esperança e Caridade. Queremos levar este nosso sonho a cada casa, a cada voluntário e a cada parceiro. Esta visão é um objetivo real, para a vida de cada uma das pessoas envolvidas, pois se numa casa tivermos deixado Alegria, Esperança e Caridade para sempre, o mundo já foi transformado para melhor.

programas just a change

Desenvolvemos vários programas de intervenção que permitem que atuemos em diversos contextos em paralelo, potenciando assim o impacto social e a coesão social nas comunidades locais.

Camp In

Nos meses de Verão os Campos Just a Change de 13 dias espalham-se pelo país e geram impacto social nas comunidades locais.

Keep Up

Durante as férias académicas as obras não param! Os bootcamps semanais do Just a Change mantêm a alegria das obras Just em Lisboa e no Porto.

MANIFESTO DOS VOLUNTÁRIOS

1. O beneficiário

O beneficiário é a razão de estares aqui. Queremos reconstruir a sua vida e trazer-lhe alegria, esperança e caridade. A obra é só um meio para o fazer. Não podes julgar o beneficiário nem a sua casa, pelas sua ações, palavras, aparência, posses ou limpeza. Tens que ser paciente e atencioso! Não conheces a sua história. Entre o beneficiário e a obra, a escolha é sempre o primeiro.

2. O compromisso

Comprometeres-te com o Just a Change significa lembrares-te que há pessoas que dependem de ti: a equipa, o beneficiário e todos os outros envolvidos no projeto. Todas as horas são essenciais e sempre que falhas há trabalho que fica por fazer, a obra atrasa e, acima de tudo, o beneficiário fica prejudicado..

3. A alegria

O mais simples gesto pode mudar a vida de alguém. Ao chegares a casa com alegria, aumentas a alegria dos outros. Podes não ser a alma da festa, mas um “como foi o seu dia?”, ou um simples sorriso a um beneficiário pode fazer a diferença. Não te preocupes se deres toda a alegria que tens em ti, vais recebê-la de volta…. E ainda vai sobrar. A alegria é uma responsabilidade.

4. A obra

Cuida da obra, segue as pessoas que estão lá para te ajudar e mantém-te seguro.

5. A camisola

Veste a camisola, transformando pequenas tarefas em grandes ações. Faz dela um símbolo de união e transmite-a de casa em casa. Vamos a isso… PELO JUST!

6. O serviço

Nem sempre é fácil, ultrapassa-te, não estás aqui por ti mas para servir os outros. Faz o bem, bem feito.

7. O respeito

O respeito é universal. É como o chão de uma casa que deve ser sólido. É um dos pilares de uma equipa que nesta base se ergue. O respeito dará força para que, juntos, construamos um novo teto ao beneficiário. Nunca te esqueças, mais do que de forma hierárquica, o respeito deve ser mútuo.

manifesto-seta

Resumidamente, ser voluntário no Just a Change é…

Fazer amigoS PARA A VIDA

Dar de volta à COMUNIDADE

Partilhar umas MINIS NO FIM DO DIA

Ter uma t-shirt DA MODA

MAFALDA

“É de sorriso parvo na cara e coração cheio que digo que hoje não seria a mesma pessoa se não tivesse entrado no just. Difícil resumir em tão poucas palavras tantas experiências, tantas pessoas. Sem dúvida, uma das melhores decisões que já tomei foi arriscar aquele primeiro dia de obra.”

DIOGO

“No Just encontrei a oportunidade para dedicar o meu tempo a quem precisa, com um impacto direto, e concreto, nas suas vidas e nas suas casas.
Encontrei uma comunidade enorme de voluntários, que viriam a ser amigos, com os mesmo valores e missão.
Acredito que o projeto muda a vida de quem precisa do Just, e de quem escolhe ajudar o Just. É impossível, de uma forma ou de outra, não sair tatuado pela experiência.”

MARIA

“Depois de sermos voluntários no just a change a forma como olhamos para a vida muda: passamos a valorizar as pequenas coisas do dia-a-dia que, habitualmente, damos por garantidas.”

Pesquisar